O melhor pedaço da Maçã.

Apple anuncia novos recursos de acessibilidade para iPhone, iPad e Mac

O Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade é celebrado toda terceira quinta-feira do mês de maio — de modo que, neste ano, ele será comemorado no dia 18/5.

Publicidade

Para marcar a data, a Apple anunciou hoje vários novos recursos de acessibilidade que serão lançados futuramente — algo já feito em anos anteriores. A empresa não detalhou quando cada recurso será lançado oficialmente, mas com base nos últimos anos, a maioria deverá ser lançada como parte das próximas gerações de sistemas da companhia — incluindo o iOS/iPadOS 17, o macOS 14 e afins.

Neste ano, a companhia se concentrou em recursos que abrangem aspectos cognitivos, visuais, auditivos, de mobilidade e de fala — os quais foram desenvolvidos com base no feedback de comunidades de deficientes.

Na Apple, sempre acreditamos que a melhor tecnologia é a desenvolvida para todos. Hoje, estamos entusiasmados em compartilhar novos recursos incríveis que se baseiam em nossa longa história de tornar a tecnologia acessível, para que todos tenham a oportunidade de criar, comunicar e fazer o que amam.

Tim Cook, CEO da Apple.

Vamos conferir os novos recursos a seguir.

Acesso Assistivo

O Acesso Assistivo (Assistive Access) é um novo modo personalizável para iPhone e iPad criado para usuários com deficiências cognitivas, de modo a se concentrar nas atividades que eles mais usam — como se comunicar com amigos e familiares, tirar e visualizar fotos, e ouvir música.

Publicidade

O resultado é uma experiência de uso ainda mais simplificada entre aplicativos relacionados. Por exemplo, os apps Telefone (Phone) e o FaceTime são combinados em um único aplicativo Chamadas (Calls), que lida com ligações de áudio e vídeo.

A interface do Acesso Assistivo é altamente personalizável, de modo que os usuários poderão adaptá-lo às suas necessidades individuais. Por exemplo, a tela inicial de um iPhone pode ser simplificada para mostrar apenas alguns aplicativos com botões grandes e com textos maiores — muito parecido com o Modo de Acessibilidade Personalizado visto originalmente na versão beta do iOS 16.2.

Fala ao Vivo e Voz Pessoal

A Fala ao Vivo (Live Speech) é um recurso que estará disponível para iPhone, iPad e Mac, o qual possibilitará que usuários com limitações na fala digitem respostas — as quais serão reproduzidas em chamadas telefônicas e no FaceTime, bem como durante conversas pessoais. Frases comuns também poderão ser salvas e reproduzidas sem a necessidade de digitar.

A Apple também anunciou a função Voz Pessoal (Personal Voice), que aproveita o poder do Neural Engine (unidade de processamento neural dos chips da Maçã) para ajudar os usuários que correm o risco de perder a capacidade de falar. O recurso permite que os usuários gravem 15 minutos de frases de texto aleatórios no iPhone, iPad ou Mac (com Apple Silicon), para criar uma cópia da sua voz — algo visto em uma tecnologia patenteada pela companhia em fevereiro passado.

Segundo a companhia, o processo ocorre no dispositivo usando aprendizado de máquina e pode ser sincronizado com outros aparelhos usando a criptografia de ponta a ponta do iCloud — caso os usuários permitam. No lançamento, o Personal Voice estará disponível apenas em inglês.

Apontar e Falar

O aplicativo Lupa (Magnifier), que já oferece várias funções de acessibilidade, ganhará um novo recurso chamado Apontar e Falar (Point and Speak). A novidade é uma extensão do recurso que possibilita detectar pessoas e portas pelo app Lupa e combina o poder da câmera e do scanner LiDAR de iPhones/iPads, bem como o reconhecimento de texto, para ajudar os usuários a interagir com coisas em seu ambiente, como eletrodomésticos.

Publicidade

Como mostra o vídeo acima, um usuário pode segurar um iPhone ou iPad frente a um microondas e, ao mover o dedo sobre cada botão, o aplicativo Lupa falará o texto do rótulo no botão.

A funcionalidade exigirá um iPhone ou iPad com um scanner LiDAR e será compatível em alemão, cantonês, chinês, coreano, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, português e ucraniano inicialmente.

Outros recursos

A Apple também anunciou uma coleção de outros novos recursos de acessibilidade que serão lançados ainda neste ano:

  • Os aparelhos auditivos com selo MFi1Made for iPhone, iPad, iPod… funcionarão com alguns Macs equipados com o chip M1 e com todos equipados com o chip M2.
  • O Controle de Voz oferecerá sugestões fonéticas para palavras com som semelhante quando um usuário está editando texto em inglês, espanhol, francês e alemão; além disso, o guia de Controle de Voz será adicionado ao iPhone, iPad e Mac para fornecer dicas para usar o recurso.
  • O Controle Assistivo poderá transformar qualquer switch em um controlador de jogo virtual para jogar seus jogos favoritos no iPhone e no iPad.
  • Ajustar o Tamanho do Texto será mais fácil em aplicativos para Mac, como Finder, Mensagens (Messages), Mail, Calendário (Calendar) e Notas (Notes).
  • As animações poderão ser configuradas para pausar automaticamente no Mensagens e no Safari para usuários sensíveis a animações rápidas.
  • As vozes da Siri soarão naturais para os usuários do VoiceOver quando reproduzidas entre velocidades de 0,8x e 2x.

Eventos e conteúdos especiais

Para comemorar o Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade, a Apple também está lançando o SignTime em mais lojas. O programa, que oferece linguagem de sinais para clientes em Apple Stores e por meio do AppleCare, incluirá a partir desta quinta-feira a Língua de Sinais Alemã (DGS), a Língua de Sinais Italiana (LIS), a Língua de Sinais Espanhola (LSE) e a Língua de Sinais Coreana (KSL).

Além disso:

  • O app Atalhos (Shortcuts) está adicionando o “Lembre-se disso”, um atalho para usuários com deficiências cognitivas que cria um diário visual no aplicativo Notas.
  • O Apple Podcasts terá uma coleção de programas sobre tecnologias de acessibilidade.
  • O app Apple TV selecionará programas de TV e filmes que celebram pessoas com deficiência.
  • O Apple Books destacará o livro de memórias de Judith Heumann, uma pioneira dos direitos das pessoas com deficiência.
  • O Apple Music apresentará videoclipes na Língua de Sinais Americana (ASL).
  • Jamie-Ray Hartshorne, treinador do Apple Fitness+, destacará os recursos de acessibilidade em treinos do serviço.
  • A App Store destacará Aloysius Gan, Jordyn Zimmerman e Bradley Heaven, três líderes da comunidade de pessoas com deficiência, e suas experiências com aplicativos de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para pessoas com deficiência na produção ou compreensão da linguagem falada ou escrita.

As novidades anunciadas hoje certamente ressaltam os esforços da Apple para disponibilizar seus produtos e serviços a todos — mostrando como a tecnologia pode tornar isso uma realidade.

Vale lembrar que a companhia anunciará a nova geração dos seus sistemas na WWDC23, que ocorrerá a partir do dia 5 de junho — com cobertura completa do MacMagazine, é claro.

Notas de rodapé

  • 1
    Made for iPhone, iPad, iPod…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Photomator é atualizado e ganha versão para Mac

Próx. Post

★ iMazing permite gerenciar quase tudo do iOS no computador

Posts Relacionados