O melhor pedaço da Maçã.

Apple violou direitos autorais, diz suposto criador do Bitcoin

Dr. Craig S Wright, autoproclamado criador do Bitcoin

Como mostramos recentemente, foi encontrado em todas as versões do macOS lançadas a partir de 2018 um whitepaper do Bitcoin. Assinado por Satoshi Nakamoto, pseudônimo da pessoa (ou do grupo) por trás da moeda digital, o documento propõe um sistema de pagamentos eletrônico descentralizado que dispensa intermediários e usa criptografia para garantir a segurança e a validade das transações.

Publicidade

Obviamente, o caso atraiu a atenção da mídia e foi alvo de um breve comentário de Craig Wright, o autoproclamado criador do Bitcoin que alega ser o próprio Satoshi Nakamoto. Em 2021, ele chegou a entrar com uma ação contra o site Bitcoin.org justamente por causa do tal whitepaper, alegando ter sido ele o autor do documento e exigindo a sua retirada do site e da internet como um todo.

Agora, em resposta ao questionamento de um usuário do Twitter sobre a possibilidade de a Apple estar violando direitos autorais ao manter o documento em Macs, Wright respondeu com um categórico “Sim” — embora não tenha dado qualquer indício de que pretende levar a empresa à justiça, tal qual fez com o site. Mesmo assim, muitos fizeram questão de desafiá-lo a processar a Maçã nas respostas.

O termo “desafiar” cabe bem aqui, visto que é improvável que Wright conseguiria alguma coisa contra a Apple nos tribunais por uma série de razões. A primeira, que é a mais óbvia, diz respeito à própria identidade do homem, que até hoje não conseguiu provar ser a pessoa responsável pela criação da moeda digital mais famosa do mundo. Por transitividade, não há também qualquer prova de que ele é o autor do documento.

Publicidade

Além disso, é importante destacar que, dada a natureza do documento em questão, não há certeza de que ele está protegido por direitos autorais. Como o autor é desconhecido, não está claro se o trabalho é protegido por alguma forma de propriedade intelectual ou se é de domínio público — o que certamente favoreceria a Apple em uma possível disputa judicial.

via Finbold

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 16.4.1, iPadOS 16.4.1 e macOS 13.3.1 são liberados! [atualizado]

Próx. Post

Designer cria renders detalhados do futuro headset da Apple

Posts Relacionados