Com o objetivo de obter benefícios em relação a outros rivais “menores”, as divisões sul-coreanas do Google e do Yahoo! fundiram alguns dos seus serviços online, o que promete diversificar os recursos de cada um deles e aumentar a popularidade de ambas as empresas.
A versão coreana do YouTube exibirá vídeos georeferenciados no Yahoo! Maps do país, enquanto o buscador coreano do Yahoo! (conhecido como Gugi) passará a exibir referências do Google Maps quando endereços forem digitados em seu campo de busca. Ambas as empresas são fracas no país: o Korea Times indica que o mercado de buscas coreano é dominado pela Naver (75%). Desta forma, Google e Yahoo! preferiram unir seus serviços, buscando monopolizar o espaço que restou.
Ao que tudo indica, os serviços online na Coréia do Sul são totalmente fechados e ainda assim são dominantes. “Isso está afetando a inovação digital na internet sul-coreana”, afirma Lee Won-jin, diretor da divisão local do Google. Para se ter uma ideia, a versão do Google Maps adaptada para o país só apareceu em novembro do ano passado. Só espero que a parceria entre as duas empresas não acabe da mesma forma que o acordo de publicidade feito nos Estados Unidos…