Mais um dia, mais um processo. Só que este, diferentemente dos últimos, não é referente a patentes ou qualquer coisa do tipo. Desta vez, de acordo com o Le Figaro, a revenda autorizada francesa eBizcuss (a maior do país, com 16 lojas), resolveu reclamar na justiça alegando concorrência desleal — a Maçã estaria favorecendo seu próprio negócio com suas Apple Retail Stores.
Enquanto a gigante de Cupertino cresce cada vez mais, o CEO do grupo eBizcuss, François Prudent, afirmou que a empresa teve um declínio de 30% no terceiro semestre de 2011, graças à falta de estoque de iPads 2 e MacBooks Air (dois campeões de venda no ano). Para piorar, as lojas mal viram a cor do iPhone 4S, outro produto de sucesso da Maçã que também não chegava às mãos da revenda.
Ainda de acordo com Prudent, tudo começou em 2009, quando a primeira loja oficial se instalou no país, no Carrousel du Louvre — hoje já são nove lojas, sendo duas (Louvre e Opéra) localizadas na capital.
Além de exigir melhorias gerais no sistema de ponto de venda da revenda — a eBizcuss investiu mais de US$6,5 milhões, desde 2007, para se adequar aos critérios da Maçã —, a firma de Cupertino estaria “roubando” os clientes da parceira, enviando propostas comerciais menores que o preço dos equipamentos pagos pela revenda; isso já seria grave por si só. Agora imagine com um parceiro de longa data, um dos primeiros a importar produtos Apple, em um longínquo 1977.
Esta não é a primeira vez que uma revenda autorizada alega ser prejudicada pela Apple. Em 2003, dois anos após a abertura da primeira loja oficial da Maçã, a MACAdam alegou não receber a devida atenção da firma de Cupertino (material de merchandising, serviços e suporte foram afetados, além do mesmo problema de baixos estoques). Em 2006 outra revenda, a MacSolutions, também processou a Apple pelos mesmos motivos.
[via ifoAppleStore.com]