O melhor pedaço da Maçã.

Acessibilidade: Apple Vision Pro terá VoiceOver, Acesso Guiado e mais

O Apple Vision Pro, headset de realidade mista (aumentada/virtual) da Maçã, não será um dispositivo exatamente acessível, no sentido financeiro. Mas, conhecendo o histórico da Maçã quando o assunto é acessibilidade, sabemos que a companhia não deixará de implementar funcionalidades voltadas a pessoas com algum tipo de deficiência.

Publicidade

Como se sabe, a Apple projetou o headset para funcionar inteiramente por rastreamento ocular, de voz e gestos — de modo que foi detalhado, em uma sessão da WWDC23, como desenvolvedores podem “criar experiências espaciais acessíveis” para usuários com deficiências motoras, cognitivas, visuais e auditivas.

Entre os recursos de acessibilidade do visionOS, sistema operacional do headset, estão algumas funções bastante familiares, como VoiceOver (que funcionará da mesma forma que em outros sistemas, de modo a descrever o que está sendo exibido) e Acesso Guiado (cujo objetivo será restringir a visualização a um único aplicativo por vez, minimizando as distrações ao colocar outros aplicativos em segundo plano e removendo elementos não essenciais da interface).

Outro recurso, chamado Controle do Ponteiro, permitirá navegar pela interface do visionOS com base na posição da cabeça, do pulso ou do dedo indicador — em vez do rastreamento ocular. Assim, será possível ajustar a sensibilidade do movimento de um ponteiro que vai do usuário até a tela virtual para atender melhor às suas necessidades individuais.

O Controle de Espera também estará disponível no headset, permitindo que os usuários interajam com a interface sem usar as mãos a partir de opções (como tocar, rolar, pressionar e arrastar) que surgirão na tela ao manter o ponteiro sobre um elemento.

Outros recursos de acessibilidade incluem legendas, cujos tamanhos poderão ser personalizados conforme necessário, bem como as fontes. Esses ajustes funcionarão quando você assiste a um filme ou está em uma chamada do FaceTime.

Publicidade

Os ajustes de Movimento também terão alguns recursos exclusivos, entre os quais o efeito de paralaxe de ícones e janelas, pelo qual eles se movem com você, pode ser atenuado para ajudar com enjoos. Por fim, um recurso chamado Head Anchor possibilitará que usuários fixem uma interface em um ponto específico, de modo que ela acompanhará o movimento da cabeça.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Comparativo: faz mais sentido comprar o Mac Studio ou o Mac Pro?

Próx. Post

Telas do Apple Vision Pro atingem no máximo 96Hz

Posts Relacionados