O melhor pedaço da Maçã.
Space.com
Ilustração de satélites Starlink

Elon Musk anuncia rede para celulares com cobertura mundial

A operadora alemã T-Mobile e a fabricante americana de sistemas aeroespaciais, transporte espacial e comunicações SpaceX, fundada por Elon Musk, anunciaram nesta semana planos para fornecer cobertura celular “verdadeiramente universal” para clientes de smartphones que usam a rede de satélite Starlink.

Publicidade

Em um evento realizado ontem (25/8), Musk e o presidente da T-Mobile, Mike Sievert, revelaram o novo serviço, chamado Coverage Above and Beyond (Cobertura Acima e Além, na tradução direta). Segundo os executivos, o objetivo é “dar aos clientes uma camada adicional crucial de conectividade em áreas anteriormente inacessíveis por sinais de celular de qualquer provedor nos smartphones que já estão no seu bolso”.

A Starlink V2, que será lançada no próximo ano, transmitirá diretamente para telefones celulares, eliminando zonas mortas em todo o mundo.
.
Observe que a conectividade será de 2 a 4Mbits por zona de célula, portanto, funcionará muito bem para mensagens de texto e chamadas de voz, mas não com largura de banda alta.

A T-Mobile e a SpaceX afirmaram que a “grande maioria” dos smartphones serão compatíveis com a futura rede, incluindo os iPhones 13 e os prósperos “iPhones 14”, como já ventilado há algumas semanas.

A Apple, vale notar, está trabalhando há algum tempo em uma forma de comunicação via satélite de emergência para seus futuros dispositivos — possivelmente já para os “iPhones 14”, os quais serão revelados no próximo mês. No entanto, parece que a T-Mobile e a SpaceX podem ter se antecipado ao possível anúncio da Apple com uma solução ainda mais abrangente, segundo o consultor de comunicações via satélite Tim Farrar.

Publicidade

Em uma série de tweets, Farrar explicou que há diferenças entre o possível serviço da Apple e o da T-Mobile/Starlink. Nesse sentido, o da Maçã poderá ser oferecido gratuitamente para mensagens de texto bidirecionais e usar o espectro de satélites existentes, sem necessidade de mudanças nas regras do órgão regulatório americano.

Em comparação, a T-Mobile e a SpaceX planejam aproveitar o espectro 5G da T-Mobile e oferecer suporte a SMS1Short message service, ou serviço de mensagens curtas., MMS2Multimedia messaging service, ou sistema de mensagens multimídia. e aplicativos de mensagens — mas Farrar acredita que essa abordagem mais ambiciosa enfrentará obstáculos regulatórios em todo o mundo.

Mas, considerando quantos conceitos semiformados foram apresentados, a única conclusão possível é que isso foi projetado para antecipar o anúncio da Apple na próxima semana de seu próprio serviço de mensagens gratuito com a Globalstar. Isso deverá começar assim que o novo telefone for lançado.
.
É importante ressaltar que a Apple usará o espectro de satélite existente, sem necessidade de alterações nas regras da FCC. No entanto, o serviço será limitado apenas a mensagens de texto bidirecionais — sem chamadas de voz ou fotos, a menos que invistam em uma nova constelação de vários bilhões de dólares.

Embora o anúncio inicialmente se refira aos Estados Unidos, Musk disse que a tecnologia tem potencial de se expandir mundialmente, acenando para um futuro em que o serviço de celular será universal graças à tecnologia de satélite — o que, segundo ele, “salvará vidas”.

Publicidade

A T-Mobile detalhou que, para fornecer o serviço, eles estão criando uma rede de transmissão dos satélites da Starlink usando o seu espectro de banda média para oferecer cobertura “quase em qualquer lugar que um cliente possa ver o céu”. Isso começará com cobertura de texto (não de voz) “praticamente em todos os EUA continentais, Havaí, partes do Alasca, Porto Rico e águas territoriais”. Versões de teste da tecnologia serão lançadas a partir do próximo ano, e há planos para buscar cobertura de voz e dados no futuro.

Pelo visto, eles decidiram mesmo antecipar algo que ainda está engatinhando em alguns aspectos…

Notas de rodapé

  • 1
    Short message service, ou serviço de mensagens curtas.
  • 2
    Multimedia messaging service, ou sistema de mensagens multimídia.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Desvende enigmas em Love You To Bits+, no Apple Arcade

Próx. Post

Comunidades do WhatsApp só chegarão ao Brasil em 2023

Posts Relacionados