O melhor pedaço da Maçã.

Apple libera atualizações para o WebKit no Safari 17.0, Swift 5.9 e Xcode 15

Além de lançar as novas versões de quase todos seus sistemas operacionais, a Apple também aproveitou o dia de ontem para liberar atualizações de algumas das suas ferramentas voltadas a desenvolvedores. Mais especificamente, as novidades da vez contemplam o WebKit, a linguagem Swift e o Xcode.

Publicidade

Eis os principais destaques!

WebKit

Além das novidades que já destacamos nos nossos posts sobre o iOS/iPadOS 17 e o macOS Sonoma 14, o Safari recebeu ontem uma série de novidades no WebKit junto à chegada da versão 17.0, a qual ainda está em fase beta e só deverá ser lançada no dia 26 de setembro também para o macOS Monterey 12 e o macOS Ventura 13.

Os principais recursos da atualização incluem um novo elemento de busca HTML — <search>, o primeiro do tipo em qualquer navegador —, suporte ao atributo popover (o qual fornece um framework embutido na web para exibir elementos como popups, caixas de diálogo, etc.) e funções mais avançadas para o font-size-adjust (CSS; que permite alterar o tamanho de fontes em site de forma rápida e prática), entre outras novidades mais técnicas.

A nova versão também inclui suporte aos padrões de imagem e vídeo JPEG XL, HEIC e AV1, além de um novo overlay para as estatísticas do player de mídia. Mais informações sobre o WebKit e o Safari 17.0 podem ser conferidas nessa página.

Swift 5.9

Já disponível para download, a Swift 5.9 adiciona um sistema de macros que ajuda desenvolvedores a reduzir um boilerplate repetitivo e criar “bibliotecas mais expressivas que podem ser distribuídas como um pacote Swift”. Essa novidade já pode ser aproveitada no macOS e no Linux, e logo será liberada também no Windows.

Publicidade

Agora também é possível integrar a Swift em bases de código C++ e Objective-C++ graças a uma nova interoperabilidade bidirecional (apenas em certos tipos de APIs). Essa novidade, vale notar, está sendo desenvolvida de forma ativa em conjunto ao C++ Interoperability Workgroup.

Publicidade

A atualização também inclui novos pacotes de parâmetros, melhorias para o gerenciador de pacotes Swift e para suporte ao Windows. É possível ver todos os detalhes da nova versão nesse blog.

Xcode 15

A chegada dos novos sistemas também marcou o lançamento do Xcode 15, que traz suporte à Swift 5.9 (incluindo o seu novo sistema de macros) e SDKs1Software development kits, ou kits de desenvolvimento de software. para o iOS 17, o iPadOS 17, o macOS Sonoma 14, o watchOS 10 e o tvOS 17.

A atualização adicionou um novo sistema favoritos que ajuda a organizar seus locais favoritos e buscas em seus projetos, uma ferramenta xed redesenhada para uma maior performance e confiabilidade, e o novo editor Documentation Preview (que permite visualizar, em tempo real, conteúdos em DocC).

A Apple também fez uma série de alterações na interface do Xcode e levou os seletores “View by Time” e “View by Group” para o menu de ação. Há também um novo painel de Ações Rápidas que dá acesso a uma série de comandos de teclado por todo o Xcode.

Mais uma vez, outras informações sobre o Xcode 15 podem ser conferidas nessa página. A nova versão já pode ser baixada pela Mac App Store gratuitamente.


Ícone do app Xcode
Xcode de Apple
Compatível com Macs
Versão 15.3 (3.4 GB)
Requer o macOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Software development kits, ou kits de desenvolvimento de software.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Chips de 2 nanômetros poderão estrear nos iPhones de 2026

Próx. Post

★ Como fazer o downgrade do iOS 17 para iOS 16 sem perder nada

Posts Relacionados