O melhor pedaço da Maçã.

Meta reclama de novas políticas da App Store sobre anúncios

rafapress / Shutterstock.com
Pessoa usando celular com o logo da Meta no fundo

Antes de ontem, a Apple anunciou novas diretrizes para a App Store. Entre elas, está a que inclui impulsionamentos de publicações (anúncios) em redes sociais nas transações que precisam ser realizadas por meio de compras internas. Consequentemente, a Maçã passará a cobrar a polêmica taxa de 30% sobre os anunciantes, algo que não era feito antes.

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Como era de se esperar, a nova regra desagradou a Meta. Um porta-voz da empresa disse ao The Verge que “a Apple continua a evoluir suas políticas para crescer seus negócios à medida que prejudica outros na economia digital“. Ele afirmou, ainda, que a Maçã falou anteriormente que não tiraria uma parte da receita de desenvolvedores provenientes de anúncios, mas que a gigante de Cupertino teria mudado de ideia.

Até então, outras redes sociais, como TikTok e Twitter, já pagavam 30% do que recebiam por anúncios à Apple. O que diferencia a Meta é ter um aplicativo dedicado a gerenciar os impulsionamentos, de modo que eles não aparecem no próprio app, mas sim nas redes da empresa — Facebook e Instagram. Muitos anos atrás, a Maçã teria pressionado a companhia a seguir os concorrentes nesse aspecto; agora, a Apple forçou a mudança com as novas regras.

A resposta do porta-voz da Apple, Peter Ajemian, foi a seguinte: ”Por muitos anos, as regras da App Store foram claras no sentido de que a venda de bens digitais e serviços em um app deve usar o recurso de Compra Dentro do App. O impulsionamento, que permite que uma pessoa ou organização pague para aumentar o alcance de um post ou perfil, é um serviço digital — então a Compra Dentro do App é necessária. Esse sempre foi o caso e há muitos exemplos de apps que o fazem com sucesso.”

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Os maiores afetados serão pequenos negócios e pessoas sem muitos recursos, as quais provavelmente precisarão pagar mais por impulsionamentos. Grandes empresas não deverão sentir tanto o impacto.

Vale lembrar que existem diversos indícios de que a Apple está ampliando sua participação no mercado de venda de anúncios, tais como um aumento nas contratações na área. A App Store também passou a exibir mais anúncios a partir desta semana. Há suspeitas, desse modo, de que a Maçã estaria canibalizando propositalmente os anúncios da Meta — e de outros concorrentes — para lucrar com isso.

Complicado, hein?

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