O mercado de aplicativos móveis está bombando. Dados da última pesquisa da Sensor Tower indicam que os gastos com apps continuaram crescendo em 2021, mesmo com a diminuição do cenário pandêmico — o qual, no ano passado, foi responsável pelo aumento no número de apps baixados.
Segundo a pesquisa, gastos com aplicativos aumentaram 19,7% ano após ano, e chegaram a US$133 bilhões — isso inclui tanto compras quanto assinaturas na App Store e no Google Play.
Segundo dados da pesquisa, usuários da App Store gastaram 1,8x mais do que os do Google Play. Estimativas indicam que, em 2021, usuários de iPhones gastaram cerca de US$85,1 bilhões na loja (um aumento de 17,7% em relação ao ano passado). Em comparação, usuários do Google Play gastaram cerca de US$47,9 bilhões (um aumento de 23,5% em relação a 2020).
Sobre os aplicativos mais rentáveis, o TikTok continua na liderança no âmbito geral e entre os aplicativos da App Store; já no Google Play, o Google One ganhou esse título.
Quando se tratam de números de downloads, o TikTok também lidera no iOS, enquanto no Android, o Facebook toma para si o primeiro lugar.
Os gastos com jogos também cresceram bastante no último ano. Juntas, ambas as plataformas tiveram um crescimento de 12,6%. Além disso, jogos representam 61,5% da receita do iOS e 78% da do Google Play.
Em relação aos jogos mais rentáveis, Honor of Kings tem a liderança no iOS, enquanto Coin Master lidera no Android.
Quando se tratam dos jogos mais baixados em cada plataforma, PUBG Mobile tem a liderança no iOS, enquanto Garena Free Fire assume a dianteira no Android. Vale notar que o Google Play contabiliza 84% de todos os jogos baixados nas lojas.
Por fim, a pesquisa indica que o download de primeira viagem de apps não cresceu muito de um ano para o outro. De certa maneira, as tendências deste ano normalizaram um pouco após um surto incomum de atividade em 2020.
via TechCrunch