O melhor pedaço da Maçã.

Apple explica como usa dados coletados para melhorar recursos de AR no Mapas

Numa página de suporte oficial, a Apple detalhou como usa os dados coletados dos usuários para melhorar a Precisão da Localização de Realidade Aumentada (augmented reality, ou AR) no Mapas — bem como explicou a importância da coleta de tais dados para o funcionamento mais rápido e preciso dos recursos envolvendo a tecnologia.

Publicidade

Segundo o documento, quando a pessoa usa qualquer recurso de AR no Mapas e escaneia os arredores com o iPhone, nenhuma foto é enviada pela Apple ou armazenada no dispositivo. Em vez disso, a câmera detecta “pontos” os quais representam a forma e a aparência dos objetos de uma forma não legível por humanos.

Usando aprendizado de máquina (machine learning, ou ML) para comparar tais pontos com os dados de referência do Maps, a câmera do iPhone ignora objetos em movimento (como pessoas e veículos). Desta forma, caso os pontos coletados mudem de posição de uma maneira que não corresponda ao movimento da câmera, eles são descartados.

De acordo com a Maçã, como os recursos de AR precisam da combinação dos dados do mundo real com os dados de referência do aplicativo, eles precisam ser atualizados de forma consistente para que sejam fornecidos resultados rápidos e precisos — daí a importância do compartilhamento por parte dos usuários.

Segundo a empresa, os dados são criptografados em trânsito e armazenados em um formato criptografado quando em repouso e não são associados ao usuário ou ao seu ID Apple. Mas a Maçã ainda usa ML para adicionar ruído aos pontos coletados e dificultar ainda mais ações que violariam a privacidade dos usuários.

Esse ruído cria variações irregulares para prevenir qualquer tentativa de uso dos pontos coletados para tentar recriar uma imagem identificável de veículos ou pessoas. Embora esse seja um cenário bastante improvável, já que apenas a Apple tem acesso a esses dados, trata-se de uma importante medida adicional de segurança.

Para ativar (ou desativar) a melhoria na precisão da localização em AR, basta ir nos Ajustes, tocar em Privacidade e Segurança, em Análise e Melhorias e procurar pela chave “Melhorar Precisão da Localização com RA”.


Ícone do app Mapas
Mapas de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 1.5 (3.2 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Estreia do dia no Apple TV+: “Plano em Família”, com Mark Wahlberg

Próx. Post

Arritmia cardíaca: Watch supera precisão de monitores ambulatoriais em estudo com crianças

Posts Relacionados