O melhor pedaço da Maçã.
Shutterstock.com
Ligação

Brasil lidera ranking de países com o maior número de ligações de spam

Que jogue a primeira pedra quem nunca ficou estressado ou se sentiu incomodado com ligações sobre oferta de produtos e serviços de bancos, operadoras e outras instituições…

Publicidade

Essas chamadas compõem o que é entendido como ligações de spam. Além de incomodar clientes e consumidores, elas foram responsáveis por colocar o Brasil no topo da lista de países mais afetados pela prática, segundo uma pesquisa realizada pela Truecaller (que possui um app para iOS e para Android capaz de identificar e bloquear chamadas indesejadas).

Países com maiores índices de ligações de spam

Este é o segundo ano que a Truecaller realiza essa pesquisa; em 2017, no entanto, o Brasil não ocupava o topo da lista — mas estava ali perto, em segundo lugar. Agora, o país tupiniquim ultrapassou com folga a Índia (que registrou uma queda dessas ligações) na nova avaliação, com uma média de 37,5 ligações mensais de spam por usuário.

Publicidade

Mais especificamente, o grande responsável por esse aumento no número de ligações de spam por aqui foi o telemarketing. No ano passado, essas empresas representavam 12% das ligações de spam; neste ano, esse número pulou para 36% — devido, em parte, às Eleições 2018.

Origens das ligações de spam no Brasil

Quem apareceu em segundo lugar foram as operadoras de telefonia, que acumularam 32% das chamadas indesejadas — apenas 1% a menos que no ano passado. Um dado alarmante, no entanto, aparece logo em seguida: os golpes ou ligações de scam.

Publicidade

Tais ligações fraudulentas saltaram de 1% no ano passado para 20% neste ano. Geralmente, elas incluem casos de pessoas que cobram dinheiro por motivos ilegítimos e ligações nas quais um telefone desconhecido (na maioria das vezes internacional) deixa a chamada cair para a vítima retorná-la, lhe impondo uma taxa.

Outro grande problema no Brasil são as chamadas “inconvenientes”, que correspondem 10% das ligações de spam no país. Esse tipo mais geral de chamadas indesejadas e não solicitadas pelos usuários também incluem atos ilegais, como trotes, assédios e falsas ligações de sequestro.

A Truecaller levantou, ainda, alguns dados interessantes: o número de ligações de spam aumentou 300% neste ano (mesmo com o menor índice de chamadas feitas por usuários por conta dos aplicativos de mensagens). Além disso, um em cada dez americanos foi vítima desse tipo de spam, com cerca de US$9 bilhões roubados por meio dessas ligações em 2018.

Publicidade

Como se proteger? Além de apps como o da Truecaller, é possível bloquear números de telefones e contatos diretamente pelo iPhone, caso você tenha aquele contato que vive lhe importunando. Nós fizemos um tutorial explicando como bloquear tanto as chamadas quanto as mensagens desse contato, como você pode conferir no vídeo a seguir:

YouTube video

Os dados usados na pesquisa foram coletados anonimamente das chamadas marcadas como spam pelos usuários (ou sinalizados automaticamente pelo Truecaller) durante janeiro e outubro deste ano. Nesse período, foram analisadas cerca de 17,7 bilhões de chamadas indesejadas.


Ícone do app Truecaller: Caller ID & Block
Truecaller: Caller ID & Block de True Software Scandinavia AB
Compatível com iPhones
Versão 12.89 (226.2 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via Gizmodo Brasil

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Usuários reclamam de ponto branco aparecendo nas telas de iPads Pro “antigos”

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: Sky Gamblers, FINAL FANTASY, Tayasui Color, Psychonauts e muito mais!

Posts Relacionados