O melhor pedaço da Maçã.

Apple contrata ex-Google especialista em inteligência artificial

Samy Bengio deixou Mountain View no mês passado, em circunstâncias conturbadas
Samy Bengio

E a Apple continua com esforços para consolidar seu nome no mundo da inteligência artificial. De acordo com a Reuters, a Maçã confirmou hoje a contratação de Samy Bengio, renomado cientista que estava no Google desde 2007 — e que, até recentemente, coordenou centenas de profissionais da área na empresa.

Publicidade

A saída de Bengio de Mountain View foi atribulada. Tudo começou no fim do ano passado, quando Timnit Gebru (pesquisadora da área de ética aplicada à inteligência artificial e parte da equipe de Bengio) foi demitida do Google por questionar uma ordem — a empresa impediu que ela publicasse um estudo indicando que ferramentas de IA com linguagem sintética poderiam reforçar racismo, vocalizar preconceitos e prejudicar populações marginalizadas.

A demissão causou um efeito dominó: meses depois, a cientista Margaret Mitchell (igualmente subordinada a Bengio) também foi demitida por divulgar arquivos confidenciais do Google para questionar a demissão de Gebru e criticar a empresa. Em seguida, a divisão de inteligência artificial do Google foi reorganizada, tirando algumas das atribuições de Bengio; por conta disso — e por solidariedade às duas colegas demitidas —, ele pediu demissão da empresa no fim do mês passado.

Agora, em seu novo emprego, Bengio liderará uma nova unidade de pesquisa de inteligência artificial em Cupertino. Ele responderá diretamente a John Giannandrea, vice-presidente sênior de aprendizado de máquina e estratégia de inteligência artificial da Apple — que também chegou à Maçã, em 2018, advindo do Google.

Publicidade

Sorte para ele em sua nova empreitada, portanto — e que seu trabalho gere frutos interessantes para a Maçã, os usuários, a inteligência artificial e seus comportamentos.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

#EveryoneOptOut: Mozilla segue com campanha de apoio à ATT

Próx. Post

Apple e Epic queriam lançar pacotão com Fortnite, Apple Music e TV+

Posts Relacionados