O melhor pedaço da Maçã.

Beeper Mini agora precisa de um Mac para funcionar; senadores americanos “aliam-se” ao app

Ilustração do Beeper Mini com cadeado da Apple

E a saga do Beeper Mini continua. Após o aplicativo que permite a usuários de Android usarem os serviços do iMessage passar por novas instabilidades, a empresa publicou um comunicado no Reddit — e não no seu blog, como vinha sendo feito — com informações sobre o futuro do app.

Publicidade

A nova solução para que o app funcione torna o software sensivelmente menos prático: usar os dados de registro de um Mac. Até então, essa tarefa vinha sendo realizada nos servidores da empresa, que contam com computadores da Maçã. Contudo, a quantidade de pessoas usando o iMessage com os mesmos dados de registro tornou fácil a sua identificação e, consequentemente, o bloqueio do Beeper Mini pela Apple.

Amanhã, será liberada uma atualização do Beeper Cloud para Mac que gera esses dados, os quais são usados para identificar o usuário nos servidores do iMessage e da Apple. Segundo a empresa, o computador não tem acesso à sua conta ou às suas mensagens, servindo apenas para gerar os dados.

De acordo com testes conduzidos pela equipe do app, essa maneira de registro torna a conexão mais confiável e também funcionará com o Beeper Mini, para que o app volte a funcionar. Será necessário, ainda, gerar novamente esses dados de identificação no Mac de maneira periódica, aproximadamente uma vez por mês ou por semana.

Publicidade

Caso você não tenha um Mac, é possível usar o de outra pessoa para gerar esses dados. A empresa afirmou que os mesmos dados podem ser utilizados sem problemas e com segurança por algo entre 10 e 20 usuários. Também será disponibilizada, em código aberto, a ponte do iMessage, bem como o código que gera os dados de identificação no Mac — sendo possível hospedar esse código na sua própria máquina.

Mais senadores apoiando o Beeper

Em meio a esse imbróglio, está ocorrendo um movimento de senadores e deputados dos Estados Unidos no sentido de questionar a Apple em relação ao bloqueio do Beeper Mini. Um grupo de congressistas enviou uma carta para o Departamento de Justiça (DoJ) dos EUA propondo uma investigação para verificar se a Maçã não está adotando práticas anticompetitivas ao frear o app.

A senadora @amyklobuchar + @SenMikeLee + @RepJerryNadler @RepKenBuck enviaram isso ao Departamento de Justiça com respeito à briga em andamento entre o Beeper Mini vs. Apple “para investigar se essa conduta potencialmente anticompetitiva da Apple violou leis antitruste”. Contarei toda a história no @CBSMornings amanhã.

Na carta, os congressistas afirmaram que executivos da Maçã já admitiram que a companhia usa o iMessage para manter os usuários presos no seu ecossistema. Eles disseram, ainda, que o Beeper Mini “ameaçou reduzir” esse poder da Apple ao tornar o mercado mais competitivo.

Publicidade

Os legisladores americanos destacaram a posição da gigante de Cupertino como monopolista no mercado de apps, descrevendo regulações antitruste como essenciais para resguardar a competitividade. Para tanto, seguindo a linha da União Europeia, chamaram a atenção para a interoperabilidade e a interconexão como motores da concorrência.

Eles trouxeram também uma fala do CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Beeper, Eric Migicovsky, no sentido de que apps de mensagens dominantes poderiam impor barreiras à interoperabilidade. Os congressistas concluem, então, afirmando que o bloqueio feito pela Apple poderá também desencorajar a inovação e o investimento em mensageiros.


Se essa proposta de investigação de fato será levada para frente pelo Departamento de Justiça, é algo que ainda dependerá de várias decisões. Mas o fato é que, ao menos por ora, o funcionamento do Beeper está ficando cada vez menos prático e mais difícil em razão das limitações impostas pela Apple sob a justificativa de salvaguardar a privacidade/segurança dos usuários.

Publicidade

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos!

via The Verge, AppleInsider

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhones 13 e 14 foram alguns dos celulares mais procurados no Buscapé em novembro

Próx. Post

Caso Masimo: CEO fala sobre possível acordo com a Apple sobre o Watch

Posts Relacionados