Aos poucos começam a surgir mais detalhes sobre o embate Apple – NBC e o porquê da rede ter tirado o seu conteúdo da loja online da Maçã. Primeiramente, pensou-se ser algo relacionado com uma elevação nos preços estipulados pela NBC, os quais não teriam sido adequados aos interesses da Apple.
Com o aparecimento da programação da NBC na loja concorrente Zune, da Microsoft, mais uma vez começaram especulações quanto ao motivo da quebra do contrato, visto que a gigante de softwares anunciou a venda de programas de TV da emissora pelo mesmo preço anteriormente cobrado pela Apple.
Ocorre, porém, que a causa pode ter sido outra. O presidente de distribuição digital da NBC Universal, J. B. Parrette, declarou quais os passos que a Microsoft tomou para que a nova parceria pudesse ser consolidada. Segundo ele, ela adicionará softwares no Zune para impedir a reprodução de conteúdo pirateado.
O plano da NBC é criar “uma tecnologia de filtragem que permitirá a reprodução apenas de conteúdos comprados legalmente”. Parrette explica que o sistema será similar a outros já utilizados pelo Google e pela própria Microsoft para bloquear vídeos pirateados em sites sociais de compartilhamento, como o YouTube. A NBC estaria trabalhando inclusive com operadoras como a AT&T, para implementar filtros similares dentro das suas redes.
Perrette reconhece que a iniciativa poderá gerar muita resistência e revolta por parte dos usuários, mas afirma que é necessária para a sustentação do modelo de negócios, a longo prazo. Enquanto isso, a Microsoft nega planos de implementar tais recursos no Zune: nada impede dela ficar caladinha até a hora que achar conveniente abrir a boca pro mundo.