O melhor pedaço da Maçã.

Apple poderá ter que lançar Vision Pro com outro nome na China

A Huawei detém uma marca registrada no país
Tim Cook na área de hands-on da WWDC23 com o Apple Vision Pro

Quem não mora nos Estados Unidos terá que aguardar um pouco mais para colocar as mãos no Apple Vision Pro, já que, pelo menos em um primeiro momento, ele só será lançado por lá. Quem mora na China, contudo, poderá ter que esperar um tempo ainda maior para brincar com o headset de realidade mista da Maçã — e tudo por “culpa” da Huawei.

Publicidade

Segundo informações do MyDrivers, a gigante chinesa registrou a marca “Vision Pro” no país asiático bem antes da Apple, em maio de 2019, e possui a exclusividade do seu uso pelo menos até 27 de novembro de 2031. O registro (de número 38242888) passou a valer em 28 de novembro de 2021 e cobre uma variedade de produtos, incluindo dispositivos de realidade virtual/aumentada.

A Huawei, vale notar, já lançou alguns produtos com a marca “Vision” antes, como o Huawei Vision Glass — o seu primeiro óculos de realidade aumentada, apresentado em dezembro de 2022. Assim como o Vision Pro, ele também é capaz de projetar telas bem espaçosas no ambiente para que o usuário possa assistir a filmes e séries.

Considerando isso tudo, a Apple tem três caminhos a seguir: negociar com a Huawei (o que pode levar um tempo considerável), mudar o nome do Vision Pro apenas na China ou simplesmente não comercializar o headset no país asiático. Esta última opção, apesar de livrá-la de qualquer imbróglio judicial, é bem improvável, dado o tamanho e a importância do mercado chinês para a Maçã.

Publicidade

Como notado pelo AppleInsider, entretanto, essa não é a primeira vez que algo do tipo acontece com a Apple. A marca “iPad”, por exemplo, chegou a ser registrada antes do lançamento do tablet da Maçã pela japonesa Fujitsu, enquanto a marca “iOS” já foi uma propriedade da Cisco.

A empresa, porém, não teve o mesmo sucesso com a Apple TV, que foi anunciada originalmente como “iTV”, em 2006. Naquela ocasião, a marca foi reivindicada pela emissora britânica ITV (com o “i” maiúsculo), que detém os seus direitos desde 1955.

Aguardemos, portanto.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Versão mais barata do Apple Vision Pro poderá chegar em 2025 e MacBooks Air com chip “M3” em 2024, diz Mark Gurman

Próx. Post

Apple Vision Pro tem, no mínimo, 16GB de memória unificada

Posts Relacionados