O melhor pedaço da Maçã.

iMessage no iOS 17: transcrição de áudio, Check In, adesivos animados e mais!

Além dos aplicativos Telefone e Contatos, outro app que recebeu uma atenção especial com o anúncio do iOS 17 foi o Mensagens (Messages), o qual, aos poucos (coloca aos poucos nisso), vai ficando cada vez mais parecido com outros mensageiros bastante populares, como o Telegram e o gigante WhatsApp.

Publicidade

O iMessage, por exemplo, pode até não ter ganhado suporte ao padrão RCS1Rich communications service, ou serviço de comunicação rico., mas recebeu uma série de mudanças que devem melhorar a experiência de grupos com pessoas que usam smartphones com Android. Como notado pelo XDA Developers, participantes que estejam conversando de um iPhone poderão agora responder mensagens específicas enviadas por usuários do Android, bem como editar mensagens e receber vídeos/fotos de outros usuários de iPhones em qualidade original.

Até então, sempre que um usuário de Android era adicionado a um grupo, toda a conversa passava a acontecer via SMS, o que matava boa parte dos recursos do iMessage. Embora não mude muita coisa para quem não tem um iPhone, essas novidades deverão tornar as conversas em grupo bem mais organizadas no iOS 17.

Por falar em organização, agora também é possível pesquisar por mensagens no iOS 17 usando filtros, como o nome de um contato ou um tipo de arquivo, bem como voltar ao ponto de onde você parou numa conversa ao tocar em um ícone com uma flecha no canto superior direito da tela.

Quem acompanhou o primeiro dia da WWDC23 com certeza se lembrou de algum outro mensageiro quando a Apple anunciou que, a partir de agora, para responder a uma mensagem específica dentro de uma conversa, bastará deslizar com o dedo para a direita em cima do seu balão. Atualmente, para fazer isso, o usuário precisa segurar na mensagem até que um menu contextual com essa opção apareça na tela, o que leva alguns segundos.

Publicidade

Outra novidade um tanto familiar é a possibilidade de ler transcrições de mensagens de áudio, as quais aparecem logo abaixo do botão de reprodução e de forma automática.

Transcrição de áudio no iMessage

Os apps do iMessage, por sua vez, foram movidos para um novo menu simbolizado por um “+” no lado esquerdo da caixa de texto, que também abriga coisas como os atalhos da câmera, da galeria e a ferramenta de gravação de áudios, por exemplo. Para acessá-los, basta abrir esse novo menu, tocar em “mais” ou deslizar para baixo.

Publicidade

Esse menu, é claro, também abriga a boa e velha ferramenta de figurinhas — outro aspecto do mensageiro da Maçã que ficou bem mais completo. Agora, além de Memojis, é possível enviar qualquer emoji como uma figurinha no iMessage, bem como redimensioná-lo para jogá-lo em qualquer parte da conversa.

Stickers no iOS 17

Por falar nisso, com o recurso Live Stickers, você pode transformar suas Live Photos em verdadeiras figurinhas animadas, com direito, inclusive, a uma série de efeitos especiais. Para criar um Live Sticker, basta acessar a ferramenta de figurinhas, tocar em “Adicionar figurinha” e escolher uma foto da sua galeria para editar. Feito isso, você já pode começar a usar a figurinha normalmente em qualquer dispositivo, já que tudo é sincronizado via iCloud.

Além de permitir que você compartilhe a sua localização sem precisar deixar o iMessage, o iOS 17 também trata agora de notificar o seu contato caso você tenha chegado ao seu destino com segurança. Chamado de Check In (em português, Chegou Bem?), esse recurso é capaz de reconhecer se você está demorando mais do que esperado para completar o seu percurso ou se você acabou desviando muito da sua rota.

Caso alguma dessas coisas aconteçam, você terá 15 minutos para avisar ao app que está bem. Se nenhuma resposta for registrada, o recurso alertará o contato com o qual você está compartilhando a sua localização e enviará informações como o nível de bateria do seu iPhone, a intensidade do sinal da operadora, a sua rota e o local onde você desbloqueou o iPhone ou tirou o Apple Watch do pulso pela última vez — o que pode variar dependendo da forma como você configura o recurso.

Publicidade

Por fim, a função Segurança na Comunicação (Communication Safety), introduzida pela Apple em 2021 para proteger crianças e adolescentes de conteúdos de nudez e/ou sensíveis — e que já está no Brasil — , foi expandida e também funciona agora com adultos.

Quando ativado, o recurso borra automaticamente qualquer imagem de nudez enviada pelo iMessage e exibe um alerta de conteúdo sensível. Se mesmo assim você quiser dar uma olhada, basta tocar no botão “Mostrar” (“Show”), no canto inferior direito da mensagem.

Como notado pelo Cult of Mac, esse alerta é opcional e vem desativado por padrão. Além do iMessage, ele também entra em cena no caso de imagens enviadas via AirDrop, mensagens do FaceTime e no caso de imagens sensíveis no Pôster de Contato do app Telefone.


Ícone do app Mensagens
Mensagens de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro Compatível com Apple Watches
Versão 2.6 (1.7 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Rich communications service, ou serviço de comunicação rico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Instagram também poderá lançar um chatbot com IA

Próx. Post

Apple TV+: confira o trailer da 2ª temporada de “The Afterparty”

Posts Relacionados