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Apple adia novas regras para limitar rastreamento em apps infantis

Diretrizes entrariam em vigor em setembro, mas desenvolvedores reclamaram
Criança usando app em iPad

Nos últimos meses, a Apple vem sendo bem rigorosa com alguns apps para crianças que utilizavam rastreadores de terceiros, especificamente no que diz respeito à análise de dados e publicidade. Tanto é verdade que, em maio passado, comentamos que a companhia iria limitar a coleta de informações por esses softwares e implantar novas regras acerca dessa questão — movimento que não agradou muitos os desenvolvedores.

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Vale lembrar que tudo começou no início deste ano, quando a Apple passou a restringir (ou mesmo remover) certos apps que usavam recursos do iOS para coletar dados de usuários. Após a polêmica inicial, a companhia anunciou as novas regras envolvendo rastreamento e publicidade de apps que, inicialmente, deveriam entrar em vigor em setembro próximo, mas agora é provável que os desenvolvedores tenham mais tempo para se ajustar às novas diretrizes, como divulgado pelo The Washington Post1Matéria fechada para assinantes..

De acordo com o vice-presidente sênior de marketing global da Maçã, Phil Schiller, a repressão sobre alguns apps infantis distribuídos na App Store se deu após a companhia receber diversas reclamações de pais e responsáveis:

Schiller disse que os pais estavam reclamando para a Apple sobre publicidade inadequada mostrada a seus filhos enquanto usavam aplicativos para iPhone: “Os pais estão realmente chateados quando isso acontece porque eles confiam em nós.”

Apesar do adiamento da implantação das novas regras, a Maçã observa que não está se afastando do problema, mas que deve agir com responsabilidade também em relação aos desenvolvedores, que poderão ter os seus negócios afetados pelas mudanças.

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Alguns desenvolvedores nos pediram para esclarecermos as novas regras, mas geralmente ouvimos deles que há um amplo apoio ao que estamos tentando fazer para proteger a [privacidade] das crianças.

Como dissemos, as mudanças poderão afetar drasticamente alguns apps e, por consequência, seus desenvolvedores. É o caso de Gerald Youngblood, criador do app Gaming Videos for Kids. Ele contou ao Washington Post que as novas regras da Apple podem limitar a exibição de anúncios no app, impactando na decisão de tornar o app gratuito.

A Tankee não deve ser confundida com os aplicativos que são negligentes e não protegem as crianças. Nós pensamos que eles [a Apple] estavam banindo aplicativos que ignoram a privacidade do usuário e visando roubar dados de crianças. Nós fomos construídos com privacidade como base.

O argumento de Youngblood é fraco por um motivo principal: mesmo sob as novas regras, os desenvolvedores de aplicativos ainda poderiam coletar dados de usuários — por meio do software de análise da própria Apple.

Ou seja, a decisão afetaria apenas os serviços de rastreamento de terceiros. Contudo, com o adiamento, não está claro quando essas novas restrições verão a luz do dia — ou se elas de fato vigorarão.

via MacRumors

Notas de rodapé

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