O melhor pedaço da Maçã.

Apple argumenta contra o escaneamento de fotos na nuvem na Austrália

QubixStudio / Shutterstock.com
Apple e segurança (cadeado)

A Apple se posicionou de forma contrária a uma proposta de regulação na Austrália que prevê o escaneamento de mensagens e fotos armazenadas na nuvem em busca de conteúdos relacionados a abuso infantil.

Publicidade

A proposta em questão, divulgada no ano passado, prevê que os provedores detectem e removam tais materiais “quando tecnicamente viável”, além de que providenciem meios para interromper e dissuadir esse tipo de conteúdo.

De acordo com o The Guardian, na sua resposta à proposta, a Maçã alertou que “a digitalização de conteúdo específico abre a porta para a vigilância em massa de sistemas de comunicação e armazenamento que contenham dados pertencentes aos assuntos mais privados de muitos australianos”.

Segundo a empresa, é inevitável que tais recursos de escaneamento se expandam para outros tipos e categorias de conteúdos — o que abre margem para que sejam reconfigurados para encontrar materiais relacionados a atividades políticas, religiosas, de saúde, sexuais ou reprodutivas dos indivíduos.

Publicidade

A empresa sugeriu que a implementação da medida poderia ter “repercussões globais de longo alcance” — principalmente caso seja usada por governos de países que não contam com as proteções legais oferecidas na Austrália.

Curiosamente, esse é o mesmo argumento que foi utilizado contra a própria Apple quando a empresa anunciou um recurso para analisar fotos armazenadas em iPhones a fim de detectar imagens relacionadas a abuso e pornografia infantil.

Incapaz de garantir que a ferramenta não poderia ser utilizada para fins escusos futuramente, a empresa acabou desistindo da ideia, concordando que “as crianças podem ser protegidas sem que as empresas vasculhem dados pessoais”.

via Patently Apple

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Photomator 3.3 ganha navegador de arquivos e novidades em edição

Próx. Post

Oferta: iPhone 15 Pro de 128GB com 23% de desconto

Posts Relacionados