O melhor pedaço da Maçã.

“Apple Car” teria design semelhante ao de uma van futurística, diz Gurman

Mark Gurman, na mais recente edição do seu boletim informativo “Power On” (da Bloomberg), forneceu detalhes preciosos referentes aos designs que os executivos da Maçã imaginaram para o “Apple Car”, cujo desenvolvimento foi cancelado pela empresa recentemente após uma longa década de investimentos.

Publicidade

De acordo com o jornalista, caso tivesse vingado, o carro inteligente autônomo da Apple teria muito potencial para impressionar os consumidores e se destacar no mercado de veículos elétricos, visto que ele havia sido concebido para ser bastante diferente de tudo o que temos em termos de design atualmente.

A ideia de design original planejada por Jony Ive se assemelhava a uma versão moderna do famoso micro-ônibus da Volkswagen de 1950 (ou Kombi, para os íntimos). A segunda versão do carro da Apple, inclusive, apresentou uma evolução desse conceito e parecia muito com o protótipo do Volkswagen ID Buzz, apresentado pela montadora em 2017.

A terceira versão do veículo manteve essa ideia, mas apresentava uma cunha apontada para baixo na sua parte frontal. A partir da quarta versão, por volta de 2020, o design do carro da Apple passou a lembrar mais o do Canoo Lifestyle Vehicle — que se aproxima bastante do design de uma vã futurística.

Publicidade

Projetado para ter uma autonomia de nível 5, ele teria janelas com tonalidade ajustável, teto solar em vidro e partes traseira e frontal idênticas. Segundo Gurman, esse modelo deu uma nova emoção ao projeto, com direito a executivos da Apple (impressionados) prometendo mergulhar de cabeça nele.

O último design do “Apple Car” antes do seu cancelamento também era uma variação da ideia original de Ive, mas apresentava portas de asa de gaivota semelhantes às de um Tesla Model X. A Apple teve que adicionar pedais e volante no meio do projeto, já que a ideia passou a ser contar com um nível 2 de autonomia.

O design do interior do veículo, por sua vez, seguiu uma máxima minimalista durante todo o processo de desenvolvimento (mesmo com várias mudanças). Ele combinava aspectos tanto de uma limusine tradicional quanto de um jatinho, dando aos passageiros a impressão de estarem em uma “bolha contornada”.

Publicidade

Segundo Gurman, muitos dos designs contavam com uma TV gigante para a exibição de vídeos e a realização de chamadas via FaceTime ou até mesmo telas suspensas no teto para acessar controles. Um sistema especial de ar condicionado cujo ar sairia das laterais também teria sido desenvolvido.

Nada disso vingou, no entanto, devido à indecisão e ao desacordo dentro da empresa, bem como aos desafios tecnológicos e à realidade dura do setor automotivo. Para o jornalista, embora a companhia ainda possa aproveitar toda a pesquisa em torno do “Apple Car”, seu cancelamento é uma “enorme decepção que alterará o curso da história da empresa”.

Concordam?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Contratação de executivo sugere novo plano do Apple TV+ com anúncios

Próx. Post

Policiais que usaram o app Buscar para invadir casa de idosa são condenados

Posts Relacionados